Discussão Pública: Comissão de Reforma do Modelo da ADSE
 

A Comissão apresenta para discussão pública o documento preliminar que contempla a proposta de projeto de enquadramento e regulação, bem como a revisão do modelo institucional, estatutário e financeiro da ADSE, de acordo com o previsto no Programa do Governo e tendo em conta, as Recomendações do Tribunal de Contas, que pode ser obtido em www.adse.pt solicitando a todos os interessados o envio de contributos, comentários, observações ou críticas que considerem pertinentes face à análise do documento agora disponibilizado. Esse envio deverá ser feito até ao próximo dia 14 de junho, para o endereço comissao.reforma@adse.pt ou, em alternativa, utilizando o formulário também disponibilizado no Atendimento Online do nosso portal.

 

 

 

Novo horário de atendimento presencial, na Loja de Alvalade

Informam-se os beneficiários que a partir de 1 de setembro, o horário de encerramento da Loja de Alvalade passará a ser às 16:00h, para que possam ser atendidos os Beneficiários que retiraram senha de atendimento até essa hora.

 

 

Grupo Lusíadas Saúde – Dificuldade no acesso a cuidados de saúde em regime convencionado

Face a um elevado conjunto de reclamações apresentadas pelos Beneficiários, a ADSE apresentou junto do Grupo Lusíadas Saúde uma vigorosa reclamação, não excluindo a possibilidade da denúncia da convenção, tendo inclusive suspendido os pagamentos a esta entidade enquanto as atitudes discriminatórias de que eram alvo os nossos Beneficiários não fossem corrigidas.  
Cremos que conseguimos que essas situações fossem sendo paulatinamente corrigidas, e pelo que nos é dado a conhecer, não se verificam atualmente esse tipo de atitudes discriminatórias.
No entanto se não for essa a sua situação, independentemente do Prestador, solicitamos que nos informe, através do nosso atendimento on-line em www.adse.pt para exigirmos a correção da situação.
Certos que, com a sua ajuda e colaboração vamos construir uma melhor ADSE, agradecemos a sua intervenção e denúncia de situações que, como esta, considere anómalas.

 

 

Os seus direitos e deveres

A - Enquanto Beneficiário deve manter os seus dados sempre atualizados. O registo de dados pessoais na ADSE, para os Beneficiários titulares e familiares, é da responsabilidade exclusiva dos próprios.
As notificações, solicitação de informações ou de documentação, bem como, o processamento de reembolsos de regime livre, são procedimentos que carecem dos dados atualizados.
É fundamental que verifique, actualize ou registe, a morada postal, o número de identificação civil, o número de contribuinte, o número de identificação da segurança social, e o IBAN - identificação bancária.
Utilize a ADSE Direta em www.adse.pt, onde tem um conjunto de serviços à sua disposição, para além da consulta e edição dos seus dados pessoais. Pode ainda, junto da sua entidade empregadora, efetuar estas verificações e registos de dados pessoais.
Cada vez mais, iremos promover a comunicação electrónica, pelo que também dispõe para registo ou atualização o campo “E-mail“.

B - O uso do Cartão de Beneficiário. O Prestador deve identificar o Beneficiário podendo, para o efeito, recorrer ao cartão da ADSE, ao Cartão Europeu de Seguro de Doença ou à Declaração de Direitos emitida pela ADSE e mediante a apresentação de documento de identificação civil, com fotografia.
Após a identificação, o Prestador deve então validar os direitos do Beneficiário através da consulta à ADSE Direta em www.adse.pt.

 

 

Na ADSE Direta verifique os cuidados que lhe foram prestados em Regime Convencionado

Nos serviços disponibilizados na ADSE Direta, na opção O MEU ACESSO AOS PRESTADORES CONVENCIONADOS, tem ao seu dispor a identificação dos atos que lhe foram prestados em regime convencionado. Verifique assim se existe correspondência, entre os atos, as datas e os valores do seu copagamento. No caso de detetar alguma discrepância, entre em contacto com a ADSE, através do Atendimento Online, em www.adse.pt.

 

 

 

Novo Modelo de Relacionamento entre os Prestadores Convencionados e o Beneficiário ADSE


Decorre um projeto-piloto entre a ADSE e o Grupo José de Mello-Saúde, no Hospital Cuf Torres Vedras, que pretende simplificar e tornar mais eficientes os procedimentos, através da utilização do Cartão de Cidadão (C.C.).
O objetivo é reduzir erros, o peso administrativo de tarefas, algumas desnecessárias, na interação com o Beneficiário, aumentando a qualidade efetiva ao serviço do Beneficiário.
A facilitação do acesso aos serviços é uma preocupação da ADSE e, também, desta parceria. Com a tecnologia implementada no Grupo José de Mello-Saúde, e com os objetivos da ADSE, é possível dar ao Beneficiário um novo e melhor relacionamento no acesso aos processos inerentes à prestação de atos e cuidados de saúde.
Através do Quiosque multimédia, utilizando o C.C, o Beneficiário usufrui da simplificação e agilização dos processos:

  • Faz o seu Check In Automático
    • Identificação do Beneficiário ADSE
    • Elegibilidade de direitos à data do ato/cuidado de saúde
  • Admissão e confirmação do ato/cuidado de saúde
  • Pagamento com Multibanco do ato/cuidado de saúde

Com a validação no Quiosque, via C.C, nesta relação com o Prestador elimina-se a assinatura do Beneficiário na Fatura.
Este projeto-piloto está em constante monitorização, analisando os benefícios para ambas as partes. Decorrente dos resultados obtidos, a ADSE pretende replicar este novo modelo para outros Prestadores da Rede ADSE.

ADSE – Direção-Geral de Proteção Social aos Trabalhadores em Funções Públicas
Praça de Alvalade, nº18, 1748-001 Lisboa
www.adse.pt    Tel. 218 431 881