Discussão Pública: Comissão de Reforma do Modelo da
ADSE
A Comissão apresenta para discussão pública o
documento preliminar que contempla a proposta de projeto de
enquadramento e regulação, bem como a revisão do modelo
institucional, estatutário e financeiro da ADSE, de acordo com o
previsto no Programa do Governo e tendo em conta, as Recomendações
do Tribunal de Contas, que pode ser obtido em www.adse.ptsolicitando a todos os interessados o envio de
contributos, comentários, observações ou críticas que considerem
pertinentes face à análise do documento agora disponibilizado. Esse
envio deverá ser feito até ao próximo dia 14 de junho, para o
endereço comissao.reforma@adse.ptou, em
alternativa, utilizando o formulário também disponibilizado no
Atendimento Online do nosso portal.
Novo horário de atendimento presencial, na Loja de
Alvalade
Informam-se os beneficiários que a partir de 1 de
setembro, o horário de encerramento da Loja de Alvalade passará a
ser às 16:00h, para que possam ser atendidos os Beneficiários que
retiraram senha de atendimento até essa hora.
Grupo Lusíadas Saúde – Dificuldade no acesso a
cuidados de saúde em regime convencionado
Face a um elevado conjunto de reclamações apresentadas
pelos Beneficiários, a ADSE apresentou junto do Grupo Lusíadas
Saúde uma vigorosa reclamação, não excluindo a possibilidade da
denúncia da convenção, tendo inclusive suspendido os
pagamentos a esta entidade enquanto as atitudes discriminatórias de
que eram alvo os nossos Beneficiários não fossem
corrigidas.
Cremos que conseguimos que essas situações
fossem sendo paulatinamente corrigidas, e pelo que nos é dado
a conhecer, não se verificam atualmente esse tipo de atitudes
discriminatórias.
No entanto se não for essa a sua situação,
independentemente do Prestador, solicitamos que nos informe,
através do nosso atendimento on-line em www.adse.pt para exigirmos a
correção da situação.
Certos que, com a sua ajuda e colaboração vamos construir uma
melhor ADSE, agradecemos a sua intervenção e denúncia de situações
que, como esta, considere anómalas.
Os seus direitos e deveres
A - Enquanto Beneficiário deve manter os seus dados
sempre atualizados.
O registo de dados pessoais na ADSE, para os Beneficiários
titulares e familiares, é da responsabilidade exclusiva dos
próprios.
As notificações, solicitação de informações ou de documentação, bem
como, o processamento de reembolsos de regime livre, são
procedimentos que carecem dos dados atualizados.
É fundamental que verifique, actualize ou registe, a morada postal,
o número de identificação civil, o número de contribuinte, o número
de identificação da segurança social, e o IBAN - identificação
bancária.
Utilize a ADSE Direta em www.adse.pt,
onde tem um conjunto de serviços à sua disposição, para além da
consulta e edição dos seus dados pessoais. Pode ainda, junto da sua
entidade empregadora, efetuar estas verificações e registos de
dados pessoais.
Cada vez mais, iremos promover a comunicação electrónica, pelo que
também dispõe para registo ou atualização o campo “E-mail“.
B - O
uso do Cartão de Beneficiário. O Prestador deve
identificar o Beneficiário podendo, para o efeito, recorrer ao
cartão da ADSE, ao Cartão Europeu de Seguro de Doença ou à
Declaração de Direitos emitida pela ADSE e mediante a apresentação
de documento de identificação civil, com fotografia.
Após a identificação, o Prestador deve então validar os direitos do
Beneficiário através da consulta à ADSE Direta em www.adse.pt.
Na ADSE Direta verifique os cuidados que lhe foram
prestados em Regime Convencionado
Nos serviços disponibilizados na ADSE Direta, na opção
O MEU ACESSO AOS PRESTADORES CONVENCIONADOS, tem ao seu dispor a
identificação dos atos que lhe foram prestados em regime
convencionado. Verifique assim se existe correspondência,
entre os atos, as datas e os valores do seu copagamento. No caso de
detetar alguma discrepância, entre em contacto com a ADSE, através
do Atendimento Online, em www.adse.pt.
Novo Modelo de Relacionamento entre os Prestadores
Convencionados e o Beneficiário ADSE
Decorre um projeto-piloto entre a ADSE e o Grupo José de Mello-Saúde,
no Hospital Cuf Torres Vedras, que pretende simplificar e tornar mais
eficientes os procedimentos, através da utilização do Cartão de
Cidadão (C.C.).
O objetivo é reduzir erros, o peso administrativo de tarefas, algumas
desnecessárias, na interação com o Beneficiário, aumentando a
qualidade efetiva ao serviço do Beneficiário.
A facilitação do acesso aos serviços é uma preocupação da ADSE e,
também, desta parceria. Com a tecnologia implementada no Grupo José
de Mello-Saúde, e com os objetivos da ADSE, é possível dar ao
Beneficiário um novo e melhor relacionamento no acesso aos processos
inerentes à prestação de atos e cuidados de saúde.
Através do Quiosque multimédia, utilizando o C.C, o Beneficiário
usufrui da simplificação e agilização dos processos:
Faz o seu Check In Automático
Identificação do
Beneficiário ADSE
Elegibilidade de
direitos à data do ato/cuidado de saúde
Admissão e
confirmação do ato/cuidado de saúde
Pagamento com
Multibanco do ato/cuidado de saúde
Com a validação no Quiosque, via C.C, nesta relação
com o Prestador elimina-se a assinatura do Beneficiário na Fatura.
Este projeto-piloto está em constante monitorização, analisando os
benefícios para ambas as partes. Decorrente dos resultados obtidos, a
ADSE pretende replicar este novo modelo para outros Prestadores da
Rede ADSE.
ADSE –
Direção-Geral de Proteção Social aos Trabalhadores em Funções
Públicas
Praça de Alvalade, nº18, 1748-001 Lisboa www.adse.pt
Tel. 218 431 881