EDIÇÃO N.º 6 – 21.julho.2016

 

 

Dificuldade no Agendamento de atos médicos na Rede ADSE.

 

Desde 2015 que a ADSE tem vindo a monitorizar os prestadores da REDE ADSE, através de meios próprios e pelos contributos dos nossos Beneficiários, que nos reportam dificuldades no agendamento de atos médicos em prazos considerados aceitáveis.

Para tal, a ADSE mantém no Atendimento Online, na área de Beneficiários, um canal direto sob o tópico Dificuldade no agendamento de atos médicos em prestadores da REDE, tendo sido por esta via que tomou conhecimento do relato de uma Beneficiária que ao necessitar, em junho, de uma consulta de dermatologia na área do Porto, foi informada que só havia disponibilidade passados três meses.

O nosso Beneficiário Carlos Liberato Baptista, no decorrer da semana passada, dirigiu-se pessoalmente a esse prestador da REDE ADSE e solicitou a marcação de uma consulta nessa mesma especialidade, confirmando a dilação do prazo para meados de outubro.

A ambos os Beneficiários da ADSE foram propostas marcações no prazo de uma semana fora da Convenção com a ADSE, o que faz pressupor uma clara violação do Acordo.

O Beneficiário Carlos Liberato Baptista é, por circunstância profissional, o Diretor-Geral da ADSE, encontrando-se ao momento este e outros prestadores, a prestar os devidos esclarecimentos sobre o relacionamento com os Beneficiários da ADSE.

Continuaremos a atuar no sentido de melhorar o acesso aos prestadores da REDE ADSE e na defesa dos direitos dos nossos Beneficiários, para o que contamos com a vossa colaboração.

 

Receita Eletrónica – Rede ADSE desde 1 de julho.

 

Com o objetivo de incrementar a segurança clínica, procedimental e económica, vimos reforçar a obrigatoriedade da receita eletrónica desmaterializada na REDE ADSE.

Para prescrever o médico deverá recorrer ao Cartão de Cidadão ou ao Cartão da Ordem dos Médicos (com chip) e saber os seus códigos pessoais.

Se não tiver os códigos do Cartão de Cidadão deverá obter informações em www.ama.pt.

A autenticação com assinatura digital qualificada e ativada é o requisito obrigatório para os profissionais prescreverem receitas eletrónicas.

 

 

Beneficiários da ADSE por Distrito de A a Z.

Sabia que a ADSE tem 19.634 Beneficiários com direitos no Distrito de BEJA!

 

 

ADSE – Direção-Geral de Proteção Social aos Trabalhadores em Funções Públicas
Praça de Alvalade, nº18, 1748-001 Lisboa
www.adse.pt    Tel. 218 431 881