Abril | 2021

 

 

 

Notícias

 

 

A Rede Convencionada da ADSE tem três novas convenções

A ADSE reforçou a sua Rede com três novas convenções: o Hospital Internacional dos Açores (Lagoa), o Hospital Privado de Valença, S.A. (Valença) e a Cintramédica Ericeira, Serviços de Saúde, Lda. (Mafra).

Também foram associados três novos locais de atendimento nas convenções mantidas com a Nova Clínica Gastroflaviae Lda (Vila Real), João Carlos Costa Diagnóstico por Imagem SA (Porto) e CLIPSA - Clínica Particular Saúde Lda. (Portimão).  

Atualmente, a rede convencionada conta com 1.442 convenções e 3.447 locais de prestação e pretende assegurar uma cada vez maior liberdade de escolha dos beneficiários a cuidados de saúde de qualidade e proximidade.

Pesquise pelo prestador mais conveniente para si.

 

 

 

 

A proposta de revisão da Tabela do Regime Convencionado já foi enviada às Tutelas

Após ter sido votada favoravelmente pelo Conselho Geral e de Supervisão da ADSE (CGS), a proposta de revisão da Tabela de Regras e Preços do Regime Convencionado aguarda a aprovação dos Ministérios da Modernização do Estado e da Administração Pública e das Finanças.

Quase três décadas depois da sua entrada em vigor, urgia rever globalmente este instrumento de gestão, tão determinante para a estratégia de atuação da ADSE, para o seu modelo de desenvolvimento e para a qualidade e atualidade dos atos e cuidados de saúde prestados aos beneficiários. O trabalho, longo e acurado, contou com a participação alargada de técnicos e consultores médicos, a audição dos operadores privados de saúde e o acompanhamento e supervisão do CGS.

Em traços gerais, a nova Tabela do Regime Convencionado propõe-se oferecer novos e mais atos e cuidados, melhorar as designações e descrições e eliminar os atos que já não fazem parte da prática clínica atual, atualizar os preços, fixar preços máximos e eliminar os preços abertos, propiciadores de faturações imprevistas, e renovar as regras, por forma a permitir um maior controlo sobre a fraude e os abusos.

Na prossecução da qualidade da assistência ao beneficiário, uma das novidades introduzidas na Tabela é a consulta de psicologia clínica. Conheça todas as vantagens oferecidas pela tabela e consulte regularmente o nosso portal para ficar a par de novas informações.

 

 

 

 

As Lojas e Espaços do Cidadão deixaram de aceitar os documentos da ADSE em papel

Por decisão da Agência de Modernização Administrativa (AMA), quer a rede de Espaços do Cidadão, quer a rede de Lojas do Cidadão, deixaram de rececionar os documentos da ADSE em suporte papel.  Nestes espaços, os beneficiários passam a ser assistidos apenas no que concerne aos serviços digitalizados oferecidos pela ADSE Direta, e desde que possuam as necessárias credenciais de acesso. Os serviços disponibilizados pela ADSE Direta são: Atendimento online | Dados Pessoais do Beneficiário | Cartão Digital | Envio de Documentos para Reembolso | Histórico de Pedidos de Reembolso | Cuidados de saúde com limites no Regime Livre | Declaração para efeitos de IRS | O meu acesso aos prestadores convencionados | Os meus descontos | Posição Global do Beneficiário | Criação/ alteração de senha de acesso | Emitir Documento Único de Cobrança (DUC).

 

 

 

 

Projeto-piloto: o pedido de reembolso vai passar a ser submetido pelo prestador

A ADSE está a testar a viabilidade de uma nova ferramenta que vai permitir aos prestadores submeterem, de modo direto, o pedido de reembolso de despesas, substituindo-se, deste modo, ao beneficiário, a quem passará a ser pedido, unicamente, o seu consentimento para este fim. A aplicação prática que visa servir de primeira experiência está a decorrer no Hospital da Luz.

 

 

 

 

Já pode utilizar um IBAN de um país SEPA

A ADSE Direta já admite a utilização de um Número Internacional de Conta Bancária (IBAN), estrangeiro, desde que a conta esteja sediada num banco pertencente a um dos 36 países SEPA (Single Euro Payments Area). Nesta iniciativa dos países e governos da União Europeia, para simplificar as transferências bancárias em EUR, incluem-se todos os Estados-Membros da UE.

 

 

Recomendações

 

O que deve entregar para obter o reembolso de uma consulta ou cuidado de saúde?

Consoante o tipo de ato ou cuidado de saúde, para além do documento de despesa (original da fatura, fatura-recibo ou fatura simplificada), pode ser necessário entregar outros documentos relevantes para efetuar o pedido de reembolso (por exemplo, prescrição médica, relatório médico, etc.).

Para mais informações sobre os documentos de suporte necessários e as regras associadas a cada categoria, consulte a Tabela de Preços e Regras do Regime Livre em vigor. Não obstante, a ADSE reserva-se o direito de exigir todos os documentos que julgar necessários à atribuição dos reembolsos.

 

 

 

 

Como se justificam as consultas de psicologia ou de medicina física e de reabilitação?

Muitas dúvidas se levantam, ainda, sobre os comprovativos que têm de ser submetidos após uma ida a uma consulta psicológica ou de medicina física e de reabilitação.

Quando a consulta é psicológica:

      Prescrição médica. Mas se o tratamento for prolongado, deve apresentar uma nova prescrição, atualizada no início de cada ano civil;

      Documento de despesa, com indicação do n.º de sessões a que se reporta, as datas exatas de realização destas sessões e os elementos identificativos do psicólogo que as realizou.

Quando a consulta é de medicina física e reabilitação:

      Prescrição médica, contendo a indicação do n.º e tipo de tratamentos a realizar;

      Documento de despesa com a discriminação do n.º e tipo de tratamentos efetuados e os elementos identificativos do fisioterapeuta que realizou os tratamentos;

      Quando aplicável, relatório médico circunstanciado que comprove a necessidade de ultrapassar o número máximo de tratamentos definido na Tabela, para análise e decisão da ADSE.

 

 

Sabia que…

 

 

Uma imagem com texto, portátil, pessoa, interior

Descrição gerada automaticamente

Pode utilizar a Chave Móvel Digital para se autenticar na ADSE Direta

Se já possui a Chave Móvel Digital (CMD), saiba que também a pode utilizar para se autenticar na ADSE Direta. Para tal, basta inserir o seu número de telemóvel e o PIN da CMD. Após autenticar-se com sucesso, será encaminhado para o portal da ADSE e, aí, deve preencher o seu NUB (nº de beneficiário).

O "Manual de Utilização da ADSE Direta para Beneficiários", páginas 9 a 11, explica-lhe como fazê-lo.

Se ainda não tem ou não conhece este meio de autenticação e assinatura digital, certificado pelo Estado português para aceder a vários portais públicos ou privados e assinar documentos digitais, com um único login, informe-se no portal Autenticação.gov.

 

 

 

 

A ADSE não reembolsa teleconsultas médicas em Regime Livre

No âmbito do Regime Livre, a ADSE não reembolsa teleconsultas, ou seja, consultas realizadas à distância, entre profissionais de saúde e o utente/beneficiário, com recurso às tecnologias de informação e comunicação, sejam teleconsultas, consultas online ou por videoconferência. Saiba em que condições são reembolsadas estas consultas, lendo a nota informativa publicada em 07.04.2020.

 

 

 

 

Pode pedir à ADSE uma declaração de complemento de comparticipação (DCC) para a apresentar a uma entidade privada

Depois do pagamento do reembolso pela ADSE, se necessário, pode obter uma declaração para efeito de complemento de comparticipação (DCC). É esta declaração que deve apresentar quando precisa de pedir a uma entidade privada (um seguro de saúde, por exemplo) para complementar uma comparticipação da ADSE, ou seja, para pagar uma parte da despesa.

A declaração pode ser pedida através da ADSE Direta > opção “Histórico de Pedidos de Reembolso”, selecionando o documento que deseja e clicando no ícone "dcc". Mas também se encontra disponível na página de detalhe de cada pedido, no ícone "Declaração C.C.".

 

 

 

 

No regresso às aulas presenciais a DGS lançou um manual para lanches saudáveis

A Direção-Geral da Saúde e a Direção-Geral da Educação publicaram, no dia 5 de abril, um Guia para lanches escolares saudáveis, assinalando o regresso ao ensino presencial de muitas crianças e jovens.

Admitindo que o confinamento possa ter prejudicado o combate à obesidade infantil, o manual tem como objetivo ajudar as famílias a escolherem lanches saudáveis para os filhos levarem para a escola. Isto porque os lanches que habitualmente são preparados representam um quarto do consumo energético do dia. Há, assim, que reintroduzir hábitos e rotinas alimentares saudáveis, optando pelo leite e derivados, como iogurtes e queijos, cereais e pão, fruta, hortícolas e frutos gordos, em pequenas quantidades e sem adição de sal.

 

 

Cuide da sua saúde

 

 

Típico da Primavera

A época polínica (pólenes e gramíneas presentes na atmosfera), que ocorre entre março e julho, pode provocar reações como espirros, tosse, olhos vermelhos, nariz a pingar, comichão na pele, etc. Isto porque o nosso sistema imunológico assume como inimigas aquelas substâncias e faz soar o alarme do organismo, que as repudia, desenvolvendo-se uma reação alérgica.

Um dos principais erros cometidos pelos doentes é não valorizar a doença alérgica e habituar-se aos constrangimentos dos sintomas, minimizando o seu impacto e a evolução negativa que a doença pode sofrer, com consequências sobre a qualidade de vida. É que uma exposição ao alergénio intensa e prolongada, pode tornar a alergia persistente e crónica.

Para saber quais as concentrações dos pólenes no ar ambiente, por semana na sua região (disponível todo o ano), consulte o Boletim Polínico da Rede Portuguesa de Aerobiologia, serviço público gratuito disponibilizado pela Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC). E fique a par de algumas medidas que parecem permitir alguma proteção ou minimização de sintomas, lendo o manual educacional do doente sobre alergénios do ambiente exterior.

 

Ambiente

 

 

Sabe o que fazer aos recipientes de take away?

Cada vez mais pessoas optam por encomendar refeições ou ir buscá-las em regime de take away. Mas, e depois, o que fazer com as embalagens? Tal depende do tipo de material de que são feitas:

      Caixas de papel ou cartão não podem ir para o ecoponto azul, uma vez que a gordura e sujidade dos alimentos inviabiliza o processo de reciclagem deste material. Os talheres de plástico devem ser também encaminhados para o lixo comum.

      Embalagens de alumínio podem ser colocadas no ecoponto amarelo, mesmo que contenham gordura. Quanto à habitual tampa de papel, certifique-se de que esta não tem sujidade ou que não é plastificada antes de a colocar no ecoponto azul.

      Potes de sopa, caixas ou bandejas em plástico, pode colocá-las no ecoponto amarelo depois de escorridas.

      Sacos de transporte da refeição, se o saco for de plástico, este pode ser colocado no ecoponto amarelo. Se o saco for de papel, para o poder colocar no ecoponto azul certifique-se de que não está com gordura e humidade.

Pode sempre reaproveitar as embalagens, caixas e sacos antes de os descartar. O planeta agradece!

 

Fonte: Sociedade Ponto Verde.

 

 

 

 

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