O que é a ADSE Direta e como utilizar?

A ADSE Direta é uma área reservada online da ADSE, acessível a todos os beneficiários titulares. Trata-se de uma plataforma digital que permite fazer diversos procedimentos sem sair de casa e em segurança.

Por que é que muitos beneficiários pensam que não têm acesso?

Frequentemente, beneficiários titulares não utilizam a ADSE Direta por não saberem que têm acesso. Mesmo nunca tendo usado, todos os beneficiários titulares podem aceder à plataforma, bastando seguir os passos de autenticação.

Como aceder pela primeira vez:

  1. No portal da ADSE, à direita do menu principal, tem um botão de acesso à ADSE Direta
  2. Se ainda não tiver uma senha criada, clique na opção que indica “Não tenho senha da ADSE”
  3. Aqui, o processo de autenticação é da responsabilidade da Autoridade Tributária e Aduaneira (Portal das Finanças), pelo que deverá ser utilizado o número de contribuinte, juntamente com a senha de acesso atribuída ou, em alternativa, o Cartão de Cidadão ou a Chave Móvel Digital
  4. Depois de introduzir as credenciais, o direcionamento para a plataforma digital ADSE Direta é automático, onde lhe é pedido o numero de beneficiário para entrar na sua área reservada
  5. Já dentro da ADSE Direta, poderá criar uma senha própria para esta plataforma, o que permitirá aceder diretamente (sem passar novamente pelo Portal das Finanças) e também usar a app MyADSE.

Que funcionalidades estão disponíveis para os beneficiários?

Na ADSE Direta, entre várias funcionalidades, o beneficiário tem acesso a:

1. Atualização de Dados Pessoais

  • Pode consultar e alterar os seus dados (como morada, email, IBAN, etc.) e do seu agregado familiar
  • Também é possível registar um email e autorizar a ADSE a comunicar por email, permitindo fazer pedidos de reembolso online e aceder ao cartão de beneficiário digital

2. Cartão Digital ADSE

  • Este cartão pode ser visualizado, descarregado, impresso ou enviado para o email e tem a mesma validade do cartão físico
  • Fica disponível também na app MyADSE

3. Reembolso de despesas médicas (Regime Livre)

  • Permite enviar pedidos de reembolso de despesas de saúde, anexando os respetivos documentos de despesa digitalizados
  • É possível acompanhar o estado dos pedidos de reembolso e submeter documentos em falta
  • Permite consultar os seus limites no regime livre, em atos que já tenham sido realizados e que estejam sujeitos a limites (ex.: lentes, destartarização, entre outros).

4. Rede ADSE

  • Permite pesquisar a lista de prestadores convencionados
  • Consegue visualizar o seu histórico de acesso à rede convencionada da ADSE e a lista de autorizações prévias solicitadas e o seu estado

6. Atendimento Online

  • Contactar diretamente a ADSE com dúvidas ou pedidos de ajuda.

Utilizar a ADSE Direta é simples e prático. Aproveite para explorar também a app MyADSE, que coloca muitas destas funcionalidades na palma da sua mão: www.adse.pt/app-myadse.


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